quinta-feira, 28 de julho de 2011

Oração


 Oração ao Poderoso Santo Expedito

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado.
(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz)

sábado, 16 de julho de 2011

Projeto: Vivenciando Cultura Popular


Cursista: Maria da Consolação de Andrade
Escola E.E.F.M. Pedro Lins
Projeto - Tema: Vivenciando Cultura Popular
Turmas: 8º e 9º anos
Duração: 8 horas aulas ( 4 semanas)

Justificativa

No ensino da arte é importante colocar o aluno em contato com diferentes expressões culturais, para que amplie suas habilidades comunicativas e expressivas.  O projeto visa vivenciar as diferentes manifestações  da cultura popular brasileira, levando o aluno a apreciação das danças e músicas populares, as comidas típicas de cada região, o artesanato, as festas populares, entre outros. Para tornar o projeto mais dinâmico a turma utilizará o programa Power Point criando slides de apresentação.

Objetivo Geral

Ampliar os conhecimentos das manifestações da cultura popular brasileira.

Objetivos Específicos

Reconhecer a importância da preservação da cultura popular;
Apreciar as diversas manifestações populares.

Atividades

Pesquisas
Leituras
Produção textual – síntese
Criação de slides no Power Point

Recursos

Computadores com internet
Impressora
Livros, revistas
Cds
Data Show

Desenvolvimento

Os alunos serão pesquisadores virtuais. Fazer pesquisas sobre o tema na internet e selecionam os de seu interesse para imprimir. Fazer leituras e debates. Em dupla, elaborar uma síntese dos textos lidos. Concluído a produção textual, vamos criar slides de apresentação utilizando o programa Power Point, digitando o texto e inserindo imagens relacionadas ao tema. Deve ser inserida uma música popular. Salvar em Cd.

Avaliação

Será individual e qualitativa ao longo do processo de construção do projeto, observando o interesse, a participação e a criatividade dos alunos.

Culminância

Faremos a apresentação dos trabalhos em data show para todos os alunos da escola.



domingo, 10 de julho de 2011

Dialogando com meus alunos


 Atividade 3.1
 
Oi!

Procuro sempre desenvolver diálogos com meus alunos. Discutimos suas idéias e opiniões.
Quando percebo a necessidade de uma conversa, dou uma parada na aula para escutar suas reclamações, dúvidas e reivindicações.
Acredito que as tecnologias podem auxiliar quando utilizamos softwares educacionais e redes sociais de relacionamento.
Paz para todos!
Consolação

Contextualizando a mudança: da teoria à prática


Gente!!!!

Foi um sucesso a atividade planejada utilizando as novas tecnologias.
Trabalhamos com alunos do 5º e 8º ano. Em sala fizemos leitura e debate sobre o Meio Ambiente. Em dupla, os alunos criaram uma história em quadrinhos.
No laboratório de informática, usamos o programa Hagaquê, onde colocaram o cenário, os personagens e os balões com o texto feito em sala.
A atividade foi prazerosa e com certeza a aprendizagem foi significativa.

Um grande abraço
Consolação

Navegando na Wikipédia


Oi!
Atividade 2.11

É mesmo uma aventura navegar na Wikipédia e no Wikcionário. Além de pesquisar qualquer tema você pode acrescentar mais informações aquele artigo do ambiente. Há uma dinâmica que facilita o aprendizado. Você não é só um leitor, mas sim, um co-autor. Adorei!!!
Beijo no coração Consolação


Olá, pessoal!

Atividade 2.10
Navegando na Wikipédia. Ao navegar na Wiki percebi a aba editar e descobri que significa que qualquer pessoa pode editar qualquer página da Wikipédia para melhorar um artigo. Tem também a aba discussão, que serve para questionar sobre a página principal, fazendo observação sobre erros ortográficos. Aparece em alguns verbetes o ícone cadeado, significa que aquele conteúdo é polêmico e necessita de vigilância. Gostei da experiência! Beijos Consolação

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reflexões sobre as Novas Tecnologias


Olá!
O professor pode construir com os alunos projetos envolvendo conteúdos curriculares utilizando as tecnologias disponíveis na escola, fazendo que o aluno desenvolva suas habilidades nesse processo de construção do conhecimento significativo.
Um grande abraço
Consolação
Oi!
Refletindo sobre a aprendizagem do aluno. Para mim, o aluno aprende um assunto dado quando os objetivos do mesmo foram atingidos. Observo o interesse e a participação dos alunos durante as atividades realizadas e através de avaliações contínuas. O professor transmite uma informação quando dialoga com seus alunos, questionando-os, instigando-os a curiosidade. Acredito que o aluno procura uma informação na internet para acrescentar seus conhecimentos. A informação, por si só, não garante a construção do conhecimento do individuo. É preciso transformá-la em conhecimento e contextualizá-la em sua vida.
Beijo no coração
Olá!
Acredito que a escola ainda está engatinhando em relação as novas tecnologias. Em nossa escola tem computadores com internet, câmera digital, data show, impressora multifuncional, DVD, TV, entre outros. Porém, alguns professores ainda resistem ao uso dessas novas tecnologias. Uns, por insegurança, outros por falta de interesse. Quanto à aprendizagem de gestores e professores, acho muita lenta. Mas, precisamos insistir para mudar essa realidade.
Vamos a luta!
Oi!
O professor hoje deve estar sempre aberto às novas mudanças, tornando-se um aprendiz de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Hoje, o professor, além de dominar a sua disciplina, precisa se aperfeiçoar em outras áreas de conhecimentos, como a utilização da informática, a formação de cidadãos mais críticos. A sociedade está mais informada. A mídia, as novas tecnologias estão mais presentes no dia-a-dia das pessoas, e nós professores, devemos caminhar juntos fazendo parte desse contexto.
Abraços!


Olá colegas!

Navegando e aprendendo em vários sites de buscas na Internet.
Quando abri a minha busca foram listados aproximadamente 1.320.000 links sobre o tema. Ao clicar nos links sobre hipertexto li alguns conceitos, artigos, trabalhos científicos, aulas, vídeos entre outros. Apesar de gostar de consultar livros para pesquisas, cada dia fica mais difícil fazê-lo, pois prefiro ir ao google. É mais rápido, fácil e aparecem muitos links para você ler. Seleciona os que te interessam, copia e cola no word e imprime. É tudo muito rápido e atraente.
A internet é uma ferramenta de comunicação que facilita o acesso das pessoas nas diversas áreas do conhecimento. Através dela obtemos informações de modo rápido, porém devemos ter cuidado, pois há links com citações duvidosas. Utilizo a internet no dia-a-dia, e isso facilitou a caminhada para compreender melhor o conceito de hipertexto. Clicando e pesquisando consegui ampliar o meu conhecimento sobre o tema. Hipertexto é um texto digital informativo onde usamos palavras e imagens que nos possibilita escolher o caminho a seguir de forma fácil e prazerosa.
Com a presença das novas tecnologias na escola, principalmente o uso do computador, faz-se necessário o uso de ferramentas como hipertexto e outras para ampliar a aprendizagem dos alunos. Para utilizarmos o hipertexto, precisamos estar familiarizados com a era digital. Ao criarmos um hipertexto estaremos desenvolvendo o processo de construção do texto.
Quando observo meu filho realizando uma atividade escolar no computador de forma dinâmica e com entusiasmo, percebo como a aprendizagem dele é significativa. Nesse momento questiono: Por que não sugiro atividades assim para meus alunos? Terão prazer em realizá-las? Essa resposta só terei quando mudar minha metodologia de ensino. E é isso que pretendo fazer com a vivência desse curso.

Consolação

Conceituando hipertexto
 Hipertexto é um texto informativo digital onde usamos palavras e imagens que podem      ser lidos de várias maneiras.
Consolação.
 Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Fonte: Wikipédia
 O hipertexto: são considerações feitas sobre o assunto elencado em fragmentos formados por conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma seqüência de textos, e tem por objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto. Fonte: http//angelaletras.blogspost.com
 Um hipertexto é subversivo com relação à forma. Ele amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons. E, se não podemos dizer que amplie os recursos da oralidade, pelo menos verificamos que modifica as suas condições, na medida em que acrescenta à fala e à narração a possibilidade de vínculo com a palavra escrita e as ilustrações. Ocorre ainda a subversão na hierarquia interna do texto: imagens falam, muitas vezes, mais do que palavras. A ilustração conquista o espaço da mensagem. Imagem e som ganham o status de "linguagem" e, portanto, invade o espaço do significante escrito para tornarem-se, também elas, novos textos, concebidos com diferentes modelos e igualmente relevantes para a comunicação social. A imagem disponibilizada na Internet e acessada pelo aluno passa a ser também mediadora para o conhecimento do mundo.
 Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.
            Ao realizar a pesquisa e leitura de alguns textos, percebi que um conceito complementa outro. Descobri que alguns estudiosos e educadores chamam atenção para problemas no ensino aprendizagem com o uso do hipertexto. Já estou planejando uma atividade com meus alunos utilizando hipertexto. Em breve relatarei minha experiência.
 PAZ para todos.
Consolação