domingo, 29 de abril de 2012


CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: RAQUEL REBOUÇAS
CURSISTA: MARIA DA CONSOLAÇÃO DE ANDRADE

ATIVIDADE 1.4 ANÁLISE DE PROJETO

O Projeto Paz nas Escolas, da Universidade Federal de Uberlândia – MG, foi sugerido como atividade para os estudantes compreender e conhecer o significado de análise e fundamentação teórica.
Como todo projeto, é flexível. Enquadra-se a realidade da escola onde atuo, porém com algumas ações reformuladas. A interdisciplinaridade não está explicita, mas percebi que além da informática, podemos nos unir as disciplinas de Português e Artes.
Não podemos falar de paz sem relacioná-la a violência. Que na obra freireana é antidiálogo, é dominação opressora, é restrição de liberdade e das potencialidades de desenvolvimento humano e social (FREIRE, 2003).
A realização do Projeto Paz nas Escolas oportuniza a todos os envolvidos a fortalecer e ampliar as relações interpessoais.

CURSO: PROINFO III – PROJETO
TUTORA: Raquel Rebouças
CURSISTA: Maria da Consolação de Andrade

Atividade 1.3 – Projetos e suas características

Para a construção e elaboração de um projeto é necessário planejar as atividades que serão executadas. Trabalhando com projetos podemos interagir com as tecnologias que estão tão presentes em nosso dia a dia.
Existem vários tipos de projetos, mas conhecemos e utilizamos mais os de ensino e de aprendizagem. No projeto de ensino é o professor que determina o tema para os alunos pesquisarem e apresentar um trabalho final. Já no projeto de aprendizagem o tema é escolhido pelos alunos. Todo projeto deve ser flexível para ser reformulado quando houver necessidade. Pode ser ou não interdisciplinar. Trabalhar com projetos de aprendizagem tem desenvolvido de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem.

ATIVIDADES DO PROINFO III


CURSO: PROINFO III – PROJETO
TUTORA: Raquel Rebouças
CURSISTA: Maria da Consolação de Andrade

Atividade 1.2 – Diálogo Teórico

Sabemos que a aprendizagem deve ser significativa para nossos alunos. E foi refletindo sobre essa aprendizagem significativa que escolhi o mentor da educação para a consciência: PAULO FREIRE.
Segundo Freire, o maior objetivo da educação é conscientizar o aluno levando-o a entender situações e agir em favor de sua libertação. Podemos elencar na teoria freiriana que a prática em sala de aula deve desenvolver no aluno o senso crítico, possibilitar a criação, a produção de conhecimento. Para que isso aconteça devemos conhecer e valorizar o conhecimento prévio do aluno, explorando suas experiências com questões relativas aos conteúdos em discussão e transformando o abstrato em concreto.
Trabalhando com projetos de aprendizagem, o aluno é livre para escolher seu objeto (tema) de estudo, podendo partir da curiosidade, do que sabe e buscar novos conhecimentos. O aluno aprende fazendo. Nesse caso o professor é um orientador no processo de construção do conhecimento.

Há quanto tempo...

Olá, Pessoal!
Ando muito atarefada e sem tempo para postar.
Elaborei o projeto PÁSCOA DE PAZ E AMOR com a colaboração de alguns professores.
Foi um sucesso, todos gostaram muito. Em breve irei postar o projeto e as fotos.

Estou participando do PROINFO III, Curso Elaboração de Projetos. Estou ampliando meus conhecimentos sobre o tema.
Abraço e beijo no coração de todos!!!